22 de set. de 2012

Quem é Feliz?



Quem é Feliz?

Perguntamos-nos frequentemente se somos felizes?
O que é felicidade?
O que eu preciso para ser feliz?
Quem me diz o que preciso para ser feliz?
Quem me diz se eu sou ou não feliz?
Você?
Você sabe o que é preciso para ser feliz?

A televisão diariamente me diz o que eu e você precisamos para ser feliz, tanto faz se for a rede globo, SBT, bandeirantes, todas são iguais o que muda é o número do canal, 7,12, 9, que também tanto faz, pois os números também mudam.

Sim as revistas também nos dizem a mídia em geral, não vamos procurar quem é melhor ou pior, quem influencia mais ou menos, quem é partidário ou apolítico, também não importa isso, o que realmente importa é que estamos sendo bombardeados desde sempre com a maior arma do marketing o verdadeiro objetivo dessa ferramenta que é demais poderosa, a necessidade, isso mesmo o MKT vende a “necessidade” esse é o maior objetivo do marketing, criar a necessidade.

Vamos ver as seguintes situações:

Seu Manoel mora no interior, na verdade próximo de uma cidade pequena onde quando necessário vai até lá com sua bicicleta ou nos dias de feira com sua charrete que já esta na família há uns 50 anos, mora com sua esposa que casou ainda jovem, sempre tiveram uma vida tranquila, vivendo com alguns trabalhos que faz no campo e com a venda dos crochê e bibelôs que a esposa faz, nunca tiveram telefone celular, não fazem ideia como funciona a internet, ainda escrevem cartas para os filhos e as recebem também, mesmo com a rede elétrica a anos instalada no bairro, seus luxos domésticos se resumem em um rádio moderno que toca até aqueles discos pequenos “CD´s”, e todos aparelhos necessários para uma boa cozinha.

Não fazem ideia por que uma roupa tem nome e sobrenome muito menos o porquê uma calça da Calvin Klein custa R$ 450,00 ou se o iPhone 4 é melhor que o Sony Ericsson X10, se o twiter e o youtube estão tendo cada dia mais usuários e ainda não tem seu MSN e acreditem não seguem e não curtiram nada ainda no facebook.

Seu Manoel não faz ideia se o ganhador do BigBrother mereceu ou não ganhar ou que Leonardo Dicaprio vai ganhar mais $50.000.000,00 no novo filme, não sabe que a Audi lançou seu mais novo modelo com moderníssimos controles computadorizados e 16 airbag, na verdade Seu Manoel só sabe que esta super feliz, pois ao acordar nesta segunda-feira as 6h da manha como de costume, pois geralmente vai dormir junto com as galinhas como dizemos a quem tem o costume de dormir cedo, mas sua felicidade foi quando chegou no seu pequeno seleiro e viu que sua cadela chamada “Pepita” deu a luz a mais uma linda ninhada de cachorrinhos.
Feliz também por que recebeu um telefonema de seu filho dizendo que no próximo fim de semana irá visita-los com os netos e já vai começar a preparar doces, bolos e guloseimas para alegria de filhos e netos e assim se passou anos de sua vida, tida como colonos, sem cultura, sem luxos, ignorantes quanto a modernidade do mundo, alheios as necessidades criadas para nos dar a dita “felicidade”, infeliz Seu Manoel e sua esposa que perdeu o lançamento do Windows 7 e nem soube que já temos sinal digital para nossas TV´s de LCD de altíssima qualidade, onde podemos assistir novelas, filmes, noticiários sobre o Iraque e Al´Qaeda, talvez nem sabe ainda que Osama BinLadem já esta morto e que foi gasto bilhões de dólares para isso.
Pobre Seu Manoel que não faz ideia o quanto é infeliz.

Já o Dr. José Bonifácio de Costa e Souza Bragança de Melo, sim ele faz questão do Dr. e seu nome completo nos altos, ele esta realmente feliz, pois fez questão de frequentar as melhores e mais caras escolas e faculdades, logo que se formou abriu seu escritório na rua mais procurada e cara da cidade, com seus móveis Luiz XV, seu sistema de altíssima tecnologia que controla todas câmeras de segurança que tem em casa e no escritório, que não são poucas, inclusive são vigiadas também pela empresa de segurança pessoal que orgulhosamente contratou, pois foi uma indicação do Dr. Alberto Roberto Dignos Pocus que também utiliza, atualmente e ambos temem um sequestro relâmpago, que o Seu Manoel de relâmpago só sabe aquele que da em dias de chuva, Dr. José Bonifácio de Costa e Souza Bragança de Melo, comprou seu mais novo carro, a última Mercedes SLK III, lançada no salão em Portugal pela bagatela de 46.900 euros, claro que foi mais uma indicação de outro amigo Doutor que também já reservou uma, sua esposa que muito ama, esta viajando com as amigas para fazer algumas compras para o Natal em Miami e Londres pois precisa aproveitar os preços baixos das lojas antes do Natal, afinal Mulher que se presa não usa a mesma Louis Vuitton mais que algumas poucas vezes, e seu Chanel nº 5 esta acabando. Preocupado com o que a mídia pode falar sobre a família, resolveram comprar um apto novo e redecorar toda a casa de praia afinal receber os amigos no verão será necessário novos móveis e decoração.

Infelizmente o Dr. José Bonifácio de Costa e Souza Bragança de Melo não pode ir junto nesta viagem pois precisava fechar mais um negócio para pode pagar a reforma da nova garagem.

Sua esposa muito virtuosa reclamou que a revista Caras parou de vir já tem uma semana, e que a nova empregada mal sabe preparar uma salmão ao molho de maracujá, realmente é muito difícil ser feliz com um absurdo desses, já pensou se o Dr. José Bonifácio de Costa e Souza Bragança de Melo e sua família tivessem que passar um único fim de semana na casa do Seu Manoel, creio que eles fariam uma campanha absurda em prol a busca da felicidade.

Afinal ninguém merece viver como o Seu Manoel isso chega ser desumano, a pobre esposa do Seu Manoel jamais saberá a felicidade de usar uma bolsa Louis Vuitton nem mesmo uma baratinha “pobrezinho modelo” de uns R$ 1.800,00, pobre família que não faz ideia o que é realmente ser FELIZ.

Você esta mesmo buscando a felicidade?
Você sabe realmente o que precisa para ser feliz?
O que é ser feliz?
Já pensou que se você não comprar ou “TER” jamais será feliz.....
Compre, compre, compre, compre, compre!
Se não puder parcele no cartão.
Venda a alma, venda o fígado, pulmão basta um...
É a felicidade tem preço....
Ou o preço que colocamos foi para justamente deixar de ser feliz!

Hoje prefiro uma tarde em uma cachoeira, uma caverna, um mergulho, uma tarde com os amigos que ir ao shopping ou ficar em frente a uma TV.

Mas sou filho desse mundo capitalista onde minha sobrevivência depende de uma renda e se não a tiver, não me alimento, não tem casa, não me locomovo, não faço nada. Até quando a felicidade será medida pelo salário ou renda.
Será possível viver com pouco e ser feliz, será possível a sustentabilidade será possível a preservar nossa natureza ainda?

A felicidade não se compra é conquistada!


R.M.