6 de ago de 2013

O Brasil Turístico



Hoje quero abrir aqui uma campanha em prol ao Turismo com Hospitalidade e Entendimento.

O Brasil é sem dúvida um dos destinos turísticos mais conhecidos no mundo, visto como sendo um turismo exótico de povo hospitaleiro com praias e lugares paradisíacos e também um local para se aposentar.

Um turismo disputado por muitos, desejado por milhares de pessoas com destinos mais variados possíveis pelo território brasileiro, "nosso território, nosso País"!

As praias são consideradas paradisíacas, muitas ainda pouco exploradas outras virgens, aventuras em selva fechada, temos uma das mais importantes do mundo a selva amazônica, turismo rural, ecoturismo, muito turismo de negócios que inclusive vem crescendo ano a ano, cidades como São Paulo, Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro, vem trazendo eventos importantes e de grande porte, negócios milionários, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu se destacam pelo turismo internacional hoje chegam a ter uma ocupação média de 70% e recebem mais de 60 nacionalidades diferentes, São Paulo tem a segunda maior frota de helicópteros do mundo, temos serras colossais, canyon´s, parques temáticos como o Beto Carreiro e o Beach Park, conhecidos pelo mundo a fora.

Cidades como Salvador, Florianópolis, Rio de Janeiro  e dezenas de outras cidades cada vez mais tem o turismo como um dos seus principais negócios e fator determinante no desenvolvimento local, sendo milhões em investimentos em todo trade turístico e faturamentos que acompanham e muito estes investimentos e todos ganham, governo, empresas privadas ou não, empresários de todos níveis, algumas cidades são literalmente movimentadas pelo turismo, algumas foram planejadas para isso, outras já nasceram prontas, famílias e famílias são alimentadas e tem sua renda toda baseada no turismo, que provem de conterrâneos com o turismo de estado para estado e ou na sua maioria por estrangeiros.

Mas o que estamos fazendo para alimentar e atender este mercado que vem crescendo e cada vez mais exigente na qualidade dos produto e serviços? Pouco fazemos!

Criamos hotéis, bares, restaurantes, parques, resort´s moderníssimos, empresas de todo tipo fomentando o turismo, mais aeroportos, mais linhas aéreas, mais e mais de tudo para o turista e claro ganhar mais e mais dinheiro, afinal é este o objetivo de todas as empresas.

Agora faço a pergunta que não quer calar!

E nós profissionais estamos preparados para receber o turista? 

Será o Brasil um País preparado para receber o turista?  Sabemos a importância do turismo para a economia do País e seu desenvolvimento? 

As cidades turísticas estão organizadas e orientadas quanto ao turismo? 
Nosso transito e vias estão devidamente identificadas e preparadas para receber o motorista que vem de outros países e seus costumes? 
Aeroportos, rodoviárias e todos meios de transportes estão preparados? 
Nossos policiais e servidores públicos estão preparados? 
Nossa população esta? 

Não!  E falta muito ainda no meu ponto de vista.

Devemos começar pelo básico pelo alicerce da sociedade, Nossos Filhos!

Todas as escolas devem ter na sua grade educacional, desde a básica, primário mesmo, matérias que abordem o turismo no Brasil, a importância do turismo, economia, social, educação ao receber, com enfase na hospitalidade, educação de línguas, as escolas devem ser obrigadas a ensinar uma segunda linguá, mesmo que seja opcional, mas deve ter inglês ou espanhol, deveríamos formar nossos filhos falando no minimo duas línguas, prepará-los para a vida e profissionalmente também, pois estes serão os futuros profissionais, o entendimento quanto um País turístico e que recebe milhares de pessoas todos os anos de todos os lugares possíveis, digo isso ao menos em regiões que são diretamente servidas com o turismo.

Ta mas, como e quem deve fazer o que?  

Começa em cada casa, em cada lar, na educação de nossos filhos, orientando quanto ao turismo e ao turista, educação, hospitalidade, respeito, não ter preconceitos de raça, religião, política ou social, incentivando o estudo de uma segunda língua, sobre tudo o respeito ao próximo.

Já ouvi algumas vezes em locais diferentes pessoas "nativas" do lugar dizer; " não vejo a hora desses turistas irem embora", "turista é uma praga", "turista só vem para incomodar", "turista só estraga nossa cidade" e por ai vai.

As escolas devem ter em suas grades esta matéria, com tem português, matemática, deve ter "turismo", da mesma forma acho que deveria ser obrigatório filosofia, que muitas escolas tiraram de suas grades como o ensino social também e vivemos só de exatas.

O governo deveria dar mais incentivos quanto ao preparo dos profissionais de turismo, boas faculdades e escolas especializadas, mas com valores acessíveis a boa educação é cara, hoje um dos maiores problemas do mercado de turismo principalmente o hoteleiro é a falta de mão de obra e ainda mais, mão de obra qualificada e isso é de conhecimento de todos que trabalham na área de Hotelaria, a quantidade de mão de obra despreparada hoje é um assombro, fator que desqualifica muito os serviços e qualidades de muitos hotéis, conheço muitos hotéis que simplesmente não conseguem fechar seus quadros básicos como; governança, manutenção, A&B e recepção estes são os setores mais afetadas e com um índice de turnover gigantesco, muitas vezes vagas ocupadas por profissionais não qualificados e de áreas de atuação totalmente diferente do turismo e isso realmente esta presente na maioria dos empreendimentos turísticos em todo território Brasileiro. 

Nossas estradas são um absurdo, péssima conservação, pedágios caros, falta de informação e muitas sempre em fase de manutenção.

Nossas cidades sem informações ou pior informações erradas, não tem opções de idiomas em muitos pontos turísticos, pontos de ônibus nem se fala sobre seus estado, para um estrangeiro pegar um ônibus no Brasil ele tem que ser "ninja", ou ter sorte, nossos transportes e informações são uma vergonha.

Precisamos é de ação!

Vamos fazer bonito!
Somos Brasilianos, donos de um País Rico e Lindo.

Seremos ainda a maior potência mundial, mas pequenos e importantes passos ainda devem ser dados e o início depende de cada um de nós.

A Hospitalidade no turismo e principalmente na Hotelaria é uma das mais importantes ações, nossos profissionais de frente devem ter a hotelaria como um grande prazer, como sempre digo tem que estar no sangue, ser hospitaleiro é ser gentil é ter educação é saber se por e tratar é ajudar e servir ou simplesmente a cordialidade no trato com todos. 

Hospitalidade é aquele bolinho cheiroso com café passado na hora na casa de nossa Avó, aquele carinho tão especial e querido com que somos tratados, o abraço carinhoso de despedida e um até logo já com saudades.

Vamos entender a importância do turismo.
Vamos apresentar um País que sabe receber.
Vamos educar nossos filhos.
Vamos fortalecer nossas bases.
Precisamos de educação.
Boa educação.
.

.
.
R.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!